Recuperação de desastres e backup
Está fora de nosso alcance impedir que desastres ocorram, mas evitar os efeitos desses eventos em nossas operações é imprescindível. Por meio de um planejamento cuidadoso, visamos constantemente reduzir o tempo de parada dos serviços e a perda de dados, e conseguimos minimizar os efeitos de um desastre.
Em um evento imprevisto em que as operações e/ou os computadores da empresa fiquem indisponíveis, entra em ação o nosso sistema de proteção. Dispomos de um plano de recuperação de desastres que minimiza a interrupção das operações e garante um nível mínimo de estabilidade organizacional e a recuperação ordenada após a ocorrência de um evento não planejado.
A definição de desastre é qualquer evento não programado que interrompa a operação normal de uma empresa. Entre eles, figuram os desastres climáticos, eventos significativos decorrentes de riscos naturais do nosso planeta – como enchentes, tornados e terremotos –, e também os desastres causados por fatores do ambiente externo – como incêndios, acidentes industriais e falhas de energia elétrica.
As falhas de energia elétrica são indubitavelmente os eventos mais comuns que enfrentamos. Elas podem ser causadas por tempestades de verão, raios ou acidentes em que há dano direto à estrutura de distribuição de energia (cabeamento, transformadores, etc.). Para lidarmos com situações como as descritas, consideramos diversos fatores, como as instalações físicas, equipamentos, computadores, links de comunicação, arquivos de dados e os serviços prestados aos clientes.
Ciente dos riscos envolvidos, a Terralíngua conta com redundância de links de comunicação com sistema de failover automático, redundância de comunicação de dados e de voz entre seus escritórios e um sistema para prover energia elétrica de emergência que inclui nobreaks de alta capacidade para atender seus servidores e um gerador de energia elétrica para suprir as necessidades básicas.
As cópias de segurança (backups) dos bancos de dados, arquivos de projetos e memórias de tradução também possuem um papel fundamental nos processos da Terralíngua. As medidas aplicadas incluem, mas não se limitam, a replicações automáticas e instantâneas do banco de dados entre as duas instalações físicas da empresa, backups diários dos arquivos de projetos em andamento para unidades separadas e remotas, sincronização diária de arquivos entre as unidades e backups semanais de projetos concluídos e arquivados.
Com todos esses procedimentos e políticas, a Terralíngua garante a continuidade dos serviços e um atendimento ininterrupto aos seus clientes